terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O início da mudança

Aqui estou após a segunda consulta...

Ponto 1: Adoro e admiro a minha psicóloga! Para mim, ela é um óptimo exemplo que dignifica a classe e que faz realmente o seu trabalho: não dá a cana, mas ajuda a pescar! Não age por mim, mas ajuda-me a pensar! :-D

Ponto 2: Saí de lá com trabalhos de casa... Alguns mesmo dificílimos... tais como tentar mudar o meu muito negativo discurso interno... ai ai ai... isso é que vai ser obra...
Em vez do meu muito familiar: "eu sou má pessoa", "eu não presto", entre outras pérolas que tais, o que irei dizer a mim própria todos os dias?

Outro T.P.C. diz respeito à minha querida maneira de reagir ao que contraria a minha linha tão perfeitamente traçada do que deve e não deve acontecer, ou seja, às birras... Tenho que me sentar e perguntar: "Para quê?", "Qual o meu objectivo ao agir assim?", "O que pretendo atingir com esta atitude?", "Quanto tempo irei ficar assim amuada e chateada?", "Até que horas?".... Já me estou a imaginar a fazer-me estas perguntas todas e a desatar a rir com as respostas... E não será mesmo esse o objectivo? Não me deixar perder tempo com o que só e unicamente é uma perda de tempo...

E em terceiro: Se eu quero alternativas de acção, tenho que deixar o outro agir, e com isso enriquecer as minhas hipóteses de resposta... Isso me permitirá flexibilizar e tornar menos rígido o meu mundo, o que fará de mim uma pessoa mais aceitante e menos "chata" e castradora de quem vive comigo.

Gosto muito de sair de uma consulta enriquecida, aproveitando o ar que respiro, sentindo-o tão profundamente com uma energia de esperança... Até parece que volto a acreditar que tudo pode melhorar... principalmente as lentes com que eu vejo o mundo e a minha vida!
...

Sem comentários: