terça-feira, 7 de julho de 2009

Voracidade Alimentar

"As pessoas que sofrem de crises de voracidade alimentar comem de forma descontrolada e compulsiva, o que acarreta muitas vezes aumento excessivo de peso. Mas este comportamento também pode ocorrer na sequência de dietas auto-impostas, pelo que o excesso de peso nem sempre é um dos sinais da doença. Na verdade é relativamente fácil para estes doentes entrarem em ciclos viciosos – quanto mais peso ganham, mais se esforçam para cumprir uma dieta; quanto mais fazem dieta, maior a probabilidade de ingerirem alimentos em quantidades exageradas.


Mas o que implica, afinal, a voracidade alimentar? Implica que o doente coma mais depressa do que o normal, que o faça até se sentir fisicamente indisposto, que ingira grandes quantidades de comida, mesmo que não sinta fome, que coma muitas vezes sozinho por sentir vergonha da quantidade e que este descontrolo seja seguido de sentimentos de tristeza, culpa e desgosto.


Para além dos factores fisiológicos (ainda não há certezas em relação a uma possível predisposição genética) e da pressão social para que sejamos magros, existem factores psicológicos que estão associados a este distúrbio. As pessoas que sofrem desta perturbação têm normalmente uma baixa auto-estima, dificuldades em expressar e gerir as suas emoções e podem sofrer de transtornos depressivos e ansiosos. Algumas vítimas de eventos emocionalmente traumáticos – como as vítimas de violação – podem desenvolver este distúrbio como forma de lidar com as emoções."


1 comentário:

lu disse...

I can almost see myself..

O truque é dizer como daqui a 10 minutos.. é tipo AA connosco mesmos..
Às vezes não resulta, mas às vezes sim :P