quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

As voltas...



Estou para aqui às voltas com as planificações das intervenções individuais, em grupo e de desenvolvimento psicológico e social...
Para quem pensa que ser psicólogo/a educacional/clínica em contexto escolar é canjinha, desenganem-se... Por vezes chega-se a trabalhar mais de 8 horas por dia, non stop, e sempre com várias solicitações de todos os lados: pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo, professores, auxiliares de educação... enfim, de toda uma comunidade onde o elo de ligação e comum a todos é o Serviço de Psicologia.

Por mais que possa cansar, custar, sair do corpo, uma coisa é certa: a satisfação de ajudar, de poder contribuir e estimular para um melhor desenvolvimento cognitivo, motor, psico-social, os futuros cidadaos activos da nossa sociedade, é muito recompensador.
Mas mais gostoso que tudo isso, são os beijos e abraços nos intervalos, são os sorrisos quando passamos nos corredores, é o ser-se reconhecido e respeitado por estes pequenos seres ainda em desenvolvimento, quase todos ainda puros de coração...

Ainda me custa muito impor nas salas de aulas com turmas completas... obviamente que as crianças são naturalmente barulhentas e gostam de partilhar tudo e mais alguma coisa... Tenho que desenvolver estratégias para os cativar e os chamar para os assuntos que serão tratados em aula... Para já, tenho tido ajuda dos que querem ouvir... começam a mandar calar uns e outros, até ficarem todos em silêncio e preparados para escutar... Mas é tempo que passa e que se perde... pelo menos uns 10 minutos até eu conseguir me impor... :-)
Tenho que diminuir esse meu tempo... o ideal seria entrar na sala e obter a atenção imediada de todos...
Será possível? :-)
Tenho que trabalhar melhor nisso...
...

Sem comentários: