terça-feira, 20 de outubro de 2009

"Violencia Conjugal e Suicidio"


Este tema será abordado pela Dr. Joana Vidal Marques, Magistrada e Presidente da APAV

"A violência conjugal configura um ciclo de três fases: começa por um período de tensão (discussões), a que se segue o ataque violento (psicológico ou físico) e depois passa para a chamada "lua de mel", em que o agressor pede desculpa e promete nunca mais repetir os maus-tratos. Este ciclo tende a repetir-se, com a lua de mel a tornar-se cada vez curta e as agressões mais frequentes.

"A violência doméstica é um dos crimes que, no ano passado, registou uma subida mais significativa: 6%, de acordo com o relatório de segurança interna de 2007. No total, foram reportados à Polícia de Segurança Pública (PSP) e Guarda Nacional Republicana (GNR) cerca de 22 mil ocorrências de violência doméstica.

As mulheres continuam a ser a esmagadora maioria das vítimas. Os homens representam cerca de 15% das pessoas maltratadas no seio familiar. Ou seja, este número inclui não apenas os que sofreram violência conjugal (perpetrada pela actual ou ex esposa, companheira ou namorada), mas todos aqueles que foram alvo de maus-tratos por familiares. Nesta categoria inclui-se um número crescente de idosos que denunciam situações de violência física e psicológica por parte dos cuidadores (filhos, netos ou outros parentes).

Estes dados correspondem à percentagem de casos denunciados à APAV: menos de 10% do total de vítimas de violência conjugal, de acordo com os dados dados de 2007. "


In http://fosselaumasereia.blogspot.com/2008/10/violencia-conjugal-em-cada-1o-casos-um.html

Sem comentários: