quinta-feira, 22 de outubro de 2009

"Suicídio e Doença Psiquiátrica"



Deixei este tema para último, apesar de ser o terceiro...
Talvez porque me custe um pouco mais falar sobre ele...
Talvez porque seja um tema que me diga algo mais pessoal e com o qual me identifique...

Neste caso estaria a confessar e a afirmar que eu sou uma doente psiquiátrica...

Vamos ver a definição: "Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais em humanos, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, tais como depressão, doença bipolar, esquizofrenia e transtornos de ansiedade. A meta principal é o alívio do sofrimento psíquico e o bem-estar psíquico." (In http://pt.wikipedia.org/wiki/Psiquiatria)



Hum... se os transtornos de ansiedade estão incluídos, então sim... eu sou uma doente psiquiátrica... com muita pena minha como é óbvio...

E quanto à ideação suicida?... Fui pesquisar ao fundo do meu baú (ao meu primeiro post) e aqui tem a resposta:


"Medo… de quê? De mim própria… dos meus pensamentos… deles serem mais fortes que eu… que eles me obriguem a fazer o que eu não quero… no fundo: medo de enlouquecer, de perder a consciência e de pôr termo à minha vida sem o sentir, sem o pensar e sem o querer… penso o que posso fazer para neutralizar estes pensamentos… e porquê os atraio?"


Sim... infelizmente a morte é uma saída para o desespero, para conseguir parar com a invasão dos pensamento obsessivos e completamente irrealistas... É doloroso... muito...
Mas graças á Deus, á Vida e ao Amor, a morte NÃO É A ÚNICA SAÍDA!!! Existem outras...

Existem vias medicamentosas assim como o aconchego e a compreensão da família e amigos... A força e a esperança em nós... Existe a luta constante para que a coragem se sobreponha ao medo e nos deixe viver a vida com qualidade.

Este tema será abordado por: Dr. Bessa Peixoto - Director do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Sao Marcos

...

Sem comentários: