segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Carrasco Moderno




Desde sexta-feira passada que me tenho sentido mais em baixo, desanimada, mesmo um pouco angustiada...

Aquando uma discussão com um colega de trabalho que dizia que a culpa de os colocar a trabalhar exageradamente era minha, eu defendi-me com unhas e dentes e ferozmente reencaminhei a culpa de tudo e de toda a falta de respeito com a vida humana para o dono da empresa. Afinal, quem impõe as regras? Quem nos exige um trabalho feito, e bem feito? Quem nos paga no fim do mês e nos exige uma qualidade e dedicação ao trabalho acima da media? Quem?
O Patrão, claro está! Claro está também que, se ele não nos deixa recusar trabalho algum, e que se não temos mais a quem recorrer, iremos com um grande peso no peito sobrecarregar aqueles que mais próximos se encontram; aqueles que compreendem a nossa árdua tarefa e que nunca nos dizem que não; aqueles que por amizade são capazes de todos os sacrifícios e mais alguns para que realmente tudo corra bem...


Pois bem... e no dia 13 tive o insight:

- Antigamente o carrasco era o CARRASCO... ou seja, executava ordens... Pequeno pormenor é que a sua função era só e apenas M-A-T-A-R... Mas é só um detalhe... porque culpa mesmo tinham os mandatários... O carrasco, coitadinho, precisava viver, e como tal, disparava uma arma, ou cortava um pescoço... lavando as suas mãos das culpas, que óbviamente seriam alheias.

- Também os soldados de Hitler "limparam", milhares de pessoas, por amor à camisola, por que assim lhes era exigido... O patrão deles queria transformar o mundo matando inocentes, aprimorando a raça... Ele estava errado... mas por ser patrão levou a sua ideia adiante... e muito sangue correu... das suas mãos? Nao... Das mãos dos outros inocentes que apenas seguiam ordens... Não pensavam no correcto, não pensavam no errado... ou se pensavam, sofriam mas cumpriam... Tinham opção? Tinham escolha? Podiam dizer que não? Não sei...



- Continuamos a ter carrascos na sociedade moderna... Pessoas que pensam e que sofrem mas que executam...
Eu sinto-me um carrasco por ter que prejudicar a vida de outras pessoas para fazer um bom trabalho... Eu sinto-me um carrasco porque não posso dizer que não, que não concordo com esta falta de respeito pela vida humana...
Poder posso, mas estaria a por-me fora deste mundo... Estaria a afastar-me das pessoas que, apesar de prejudicar, quero muito bem. Estaria a fechar os olhos a uma realidade que existe, e que é aceite como normal.

NÃO!!! Não quero ser carrasco!!! Prefiro ser anja com as mãos atadas!!!
...

1 comentário:

Cris disse...

E que anja gira que arranjaste!
:P