terça-feira, 19 de agosto de 2008

Vai onde te leva o coração?...


"...Quando o caminho atrás de ti é mais comprido do que o que tens à tua frente, vês uma coisa que nunca tinhas visto antes: o caminho que percorreste não era a direito mas cheio de encruzilhadas, a cada passo havia uma seta que apontava para uma direcção diferente; dali partia um atalho, de acolá um carreiro cheio de ervas que se perdia nos bosques. Alguns desses desvios fizeste-os sem te aperceberes, outros nem sequer os viste; não sabes se os que não fizeste te levariam a um lugar melhor ou pior; não sabes, mas sentes pena. Podias fazer uma coisa e não fizeste, voltaste para trás em vez de seguir em frente.(...)

E quando à tua frente se abrirem muitas estradas e não souberes a que hás-de escolher, não te metas por uma ao acaso, senta-te e espera. Respira com a mesma profundidade confiante com que respiraste no dia em que vieste ao mundo, e sem deixares que nada te distraia, espera e volta a esperar. Fica quieta, em silêncio e ouve o teu coração. Quando ele te falar, levanta-te e vai para onde ele te levar."

Retirado do livro "Vai aonde te leva o coração" de Susanna Tamaro.

Vai onde te leva o coração ou a cabeça? Hoje em dia qual destes dois impera?

2 comentários:

Cátia disse...

Por vezes o coração é influenciado por momentos, por situações, por impulsos... Esses impulsos nem sempre são bons e poderão trazer consequências no futuro. Aí é bom ter uma cabeça que nos chama a razão e pede calma. Outras vezes é a cabeça que tende a racionalizar tudo, todos os momentos, sentimentos e acaba-se por perder o melhor da vida.

E eu pergunto: o que é o correcto? Por vezes nao são mais que meras imposições da sociedade em geral ou da "sociedade junto a nós".

Acho que a sabedoria é mesmo juntar um pouco dos dois e tentarmos ser felizes.
Beijinhos

Cris disse...

Lua, acho que é a cabeça que impera. E eu acho que devia ser o coração. Não um coração emotivo, impulsivo, mas um coração cheio de sabedoria e amor, tal como o que é falado no post.

Um xi enorme!