quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O Nascimento


O que é o Natal senão o festejar do nascimento do Rei Menino Jesus.
Então é uma festa religiosa, certo?
Então porque é que todos, mesmo os não religiosos, festejam o Natal? - 1ª Pergunta...

Uma das minhas grandes desilusões quando era mais pequenina foi ter descoberto - já não me lembro como... - que afinal Jesus não teria nascido no mês de Dezembro...
Mas porque raio andamos todos a comemorar um nascimento no dia errado?
Dizem vocês que o importante é a intenção... Mas... quem é que não se importa com o SEU dia de aniversário? O SEU dia é aquele dia especial... e não adianta dizerem que festa é festa e é boa em qualquer dia... Ok... é verdade... Mudar de dia, ainda vá que não vá... mas mudar inclusivé de mês? E de estação do ano? Hum... Eu não gostaria... - Tu sim?

Tudo isto ainda me entristece mais porque pelos vistos, esta construção não passa de um golpe dos média para vender mais, para consumir mais, enfim... para que as pessoas possam estourar o dinheirito que vem a mais no fim do ano...
A dádiva é importante sim... e aliou-se a oportunidade das pessoas estarem mais bondosas e abertas ao outro para se pedir... mas tudo isto me faz grande confusão...

Os pequeninos relacionam o Natal com prendas... muitas prendas!!! Tantas que nem sabem a qual delas dar atenção...
Os pais com o facto de terem de dar prendas...
Se há dinheiro: maravilha! Fantástico! Não há dinheiro que pague o sorriso dos meninos ao ver os seus sonhos tornarem-se realidade...
Mas se não há dinheiro... é a maior tristeza do mundo... O sonho não se realiza... nem de perto nem de longe... e o peso no coração dos pais é o que dói mais...
Para quê criar então a necessidade e a obrigatoriedade de se dar prendas e receber... só porque sim... só porque Jesus nasceu?...

(Atenção que eu gosto de receber prendas ok?... Mas prendas úteis como é óbvio... nada forçado só porque é Natal... mas isso fica para uma próxima reflexão!)
...

1 comentário:

Duarte disse...

No texto que seguiu este, escreveste que as palavras são como balas. Podem matar. Matar sonhos. Matar imagens.
As palavras são sempre nossas.. mas é verdade. Podem magoar. Quer porque as dizemos, quer porque as ouvimos. Por isso devemos cuidar sempre em dizer e ouvir coisas bonitas. Quanto mais não seja, porque fazem bem à pele.
E os pensamentos? Os tais que não dizemos, para não termos que correr atrás deles. Não te parecem iguais? A física quântica considera que o pensamento é mais denso que uma pedra. Se pensares bem, não existe uma pedra se não houver um pensamento.
A ver se consigo chegar lá..
Há um livro que mais tarde se fez filme, chamado, A História Interminável. Recomendo os dois. Relata as aventuras de um miúdo no mundo imaginário de Fantásia. Faz lembrar a Alice no país das maravilhas. A criança é deste mundo, e Fantásia simboliza o imaginário infantil. Como as crianças deixaram de acreditar no maravilhoso, o mundo de Fantásia começou a definhar, ocupado pelo nevoeiro do nada. Claro que o miúdo devolveu o brilho ao mundo de Fantásia. Não seria de esperar outra coisa, porque ele acreditava mesmo naquilo.
Quando os meus filhos perguntam se existe o Pai Natal, ou os vampiros, ou os extra-terrestres. Respondo que só deles depende. É verdade.
O mundo que dizemos real não é diferente. Só de ti depende.
É isto que tu pensas do Natal?
O Natal é um pensamento. É uma ideia. O Natal simboliza o Amor. A verdade. A memória de quem somos. É uma ponte para o maravilhoso. E Jesus, tenha ou não nascido neste dia, é como o Natal. Simboliza o amor. Não quero saber do comércio. Não existe. É uma mentira! E o pecado e a maldade. É tudo mentira!
O Natal sabe a doce.. Temos as guloseimas para provar que é verdade.

Este Natal vais sentir o coração encher-se de alegria e confiança. Vais dar um chuto ao medo. Vais pintar-lhe bigodes tão ridículos, que ele vai fugir para debaixo da cama. Esse é o lugar do medo. Junto com os chinelos e as caixas que não cabem dentro do roupeiro. O medo é o que fazemos dele.

Bom Natal
- Hoje?
- Pois.. Isso do Natal ser a 25 não cabe em Fantásia, Aquela gente tem o direito de viver todos os dias. Jesus nasce todos os dias que te lembras quem és.
E muitos beijinhos, muitos abraços, e façam muito amor...